UNI Américas Finanças adota plano de ação para enfrentar a crise.

Os líderes dos sindicatos de finanças reuniram-se em Montevidéu, Uruguai, no dias 1 e 2 de dezembro para compartilhar ideias inovadoras e boas práticas do continente para enfrentar a crise.

12.12.1 conferencia de finanzas2

A Terceira conferência da UNI Américas Finanças foi realizado em Montevidéu com a participação de cerca de 60 líderes sindicais do continente, que adotaram um ambicioso plano de ação para romper as barreiras do impacto da crise financeira global, em um clima de solidariedade e profissionalismo.

Até agora, o setor financeiro da América Latina tem sido de algum modo protegido dos impactos devastadores do setor financeiro global. Mas existe um maior risco de recessão na região, devido ao aprofundamento da crise na Europa e nos EUA. As economias dos países da América Latina estão se desacelerando, com uma queda (em volumes e preços) das exportações para os países da América do Norte, a redução dos investimentos de capital e a reestruturação que está sendo realizada em grandes bancos multinacionais que têm filiais na América Latina.

O sistema financeiro na América Latina é mais resiliente do que na Europa porque os bancos têm tido menos exposição a investimentos resultantes de risco e têm maior margem em quanto à propriedade do capital. O nível da demanda de consumo interno também permanece alto, elevando a economia apesar da redução nas exportações. Os sindicatos desempenham um papel muito importante pressionando seus governos a adotar políticas econômicas que apóiem a demanda interna e fluxos de capital adicionais, ao contrário das medidas de austeridade adotadas na Europa. O movimento sindical europeu tem muito a aprender com seus colegas latino-americanos.

Os participantes adotaram um plano de ação com o objetivo de fortalecer as redes de solidariedade dos sindicatos em todo o continente, para melhorar seu poder de negociação e negociar acordos coletivos fortes com as multinacionais que têm presença em vários países (por exemplo, HSBC, Itaú, Banco do Brasil, Banco Columbia).

A UNI Américas Finanças também prestará especial atenção à participação ativa de mulheres e jovens profissionais, incluídos todos os funcionários, inclusive vocês!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s